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As tarefas mais inusitadas na produção de um carro

As tarefas mais inusitadas na produção de um carro

Algumas profissões são pouco lembradas, ou até desconhecidas, mas têm papel fundamental na produção de um carro novo.

As diferentes etapas na produção de um carro vão além de encaixar peças, apertar parafusos, costurar revestimentos, pintar peças e unir motor, chassi e carroceria. Existem cargos que você nem imagina. Vá além de designers, engenheiros e o enorme números de funcionários que atuam na linha de montagem. Pensou em algo? Veja as profissões inusitadas que a fabricante de automóveis espanhola Seat listou.

O primeiro motorista
Quando o carro sai da linha de montagem, ele passa por uma avaliação em pistas de teste criadas especificamente para isso. E quem dirige? Pilotos treinados para essa função, habilitados a identificar ruídos indesejados nas suspensões ou no acabamento interno, respostas incomuns de motor e câmbio e por aí vai. Segundo a Seat, esses profissionais cobrem uma distância de 2 milhões de quilômetros por ano na avaliação de todos os modelos que deixam a fábrica da marca em Martorelli. São seis tipos diferentes de pavimentos para testar as respostas do carro, além de incluir testes em buzinas, luzes e freios.

Escultor de argila
Quando um carro muda de visual, ele recebe uma versão em escala real feita de argila para avaliar suas novas linhas antes de chegar à produção efetivamente. Esse modelo é chamado de Clay também aqui no Brasil. Todo feito à mão, o modelo de argila demanda tempo e muita experiência na sua confecção. A Seat afirma que são necessários 2.500 kg de argila e mais de 10 mil horas de trabalho para elaborar um único modelo.

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Alfaite do carro
A Seat informa que os estofamentos dos veículos são costurados à mão, com uma preocupação prévia com combinação de cores e tecidos para atender às demandas e ao perfil de cada modelo. Esses especialistas usam mais de 30 metros de costuras para fazer o estofamento de um carro inteiro. Antes disso, o processo criativo para chegar aos padrões e aos tecidos adequados leva dois anos.

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Testador de banco
Mais do que testar o assento pronto, esse profissional elabora o desenho do banco. Ele deve pensar na espuma, no tecido, na estrutura e no tipo de costura que adotará em cada modelo para que o banco se adapte a pessoas de diferentes estaturas e pesos. São mais de 20 mil operações até chegar ao resultado final para cada tipo de assento. É importante que o banco seja planejado também para oferecer o apoio correto à cabeça, evitando lesões na região do pescoço.

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Sommelier de carro
Existe uma tarefa que depende principalmente do nariz. Sim, do nariz. Esses profissionais realizam mais de 400 testes de cheiros todos os anos, expondo os veículos a temperaturas acima de 60º C para garantir o tão sonhado cheiro de carro novo. Mas nem tudo são flores nessa área: para não comprometer seu olfato, eles não podem fumar nem usar perfumes.

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Fonte: ICarros

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Written by softcia

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