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Manutenção evita dor de cabeça na hora de ligar o carro em dias frios

Manutenção evita dor de cabeça na hora de ligar o carro em dias frios

photo: Hilton Costa

As temperaturas mais baixas registradas nos termômetros nos últimos dias são sinônimo de dor de cabeça para muitos motoristas que enfrentam dificuldades na hora de dar a partida no carro. Se o carro é abastecido com etanol, o problema é ainda maior e pode causar imprevistos ao motorista desprevenido. No entanto, seguir algumas dicas pode fazer com que o condutor evita passar por uma situação como essa.

A falta de manutenção no reservatório para gasolina é, geralmente, o principal motivo para o carro não funcionar em dias gelados. Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK, alerta, no entanto, que existem outras prováveis causas.

Velas e cabos de ignição desgastados contribuem para o mau desempenho do motor em dias frios, principalmente após longo período desligado. “A vela de ignição sofre um desgaste natural, pois trabalha sob condições severas, como pressão e altas temperaturas. A nossa recomendação é fazer a revisão da peça a cada 10 mil quilômetros ou anualmente, o que ocorrer primeiro”, diz o especialista. “Além de falhas de partida, o componente em más condições também causa aumento no consumo de combustível e nos níveis de emissões de poluentes”, explica.

Os cabos de ignição, responsáveis por produzir alta tensão pela bobina até as velas, são esquecidos frequentemente nas revisões do carro. Uma boa dica de Hiromori é pedir que o mecânico cheque a peça ao verificar as velas.

Quanto ao tanquinho, garantir o bom funcionamento depende principalmente do dono, que precisa ficar atento ao abastecimento do reservatório. Alguns veículos produzidos depois de 2012 já não tem este componente, mas o recomendável é trocar o fluído a cada 90 dias. Isso garante que o combustível esteja sempre novo.

Veículos flex
Se você tem um veículo flex e decidiu mudar de combustível, o ideal é percorrer 15 quilômetros antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo período. Isso é necessário para que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento.

Em casos de falha ao dar a partida, insistir para ligar o motor pode encharcar as velas. A recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo, o que pode levar até 30 minutos, dependendo do carro.

Fonte: Radar Nacional

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