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Risco de acidente triplica em carros sem manutenção

Risco de acidente triplica em carros sem manutenção

Manutenção de veículos está mais cara em Curitiba Foto: Juliano Pedrozo/DetranPR

Os riscos de ocorrer um acidente de trânsito são três vezes maiores em veículos que não passam por manutenção preventiva. A afirmação é do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran-PR), que toma como base estudo que apurou as causas de acidentes rodoviários pelo país.

“Antes de sair com o veículo, é preciso saber se os componentes e peças do carro estão funcionando, dentro do tempo de vida útil e se não estão desgastados. Uma pane na estrada, por exemplo, atrasa a viagem de muita gente e aumenta o risco de colisões. Na chuva, um pneu careca tem mais chance de derrapar e se o limpador de para brisa estiver quebrado, o motorista não consegue nem ver o que está à frente”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O órgão orienta a manutenção preventiva dos principais itens do veículo, como freio, nível do óleo e amortecedor. O ideal é que a revisão seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou seis meses. É importante ainda checar as luzes de farol, a suspensão, que garante o controle do veículo em freadas bruscas; e o cito de segurança.

“Além de priorizar pela segurança, quem evita desgastes das peças e não deixa para fazer a manutenção só quando o carro apresenta defeito também economiza. Nossa estimativa é que a manutenção de prevenção fique até 30% mais em conta que a corretiva”, completa Traad.

Carros bem cuidados também gastam menos combustível. A simples calibragem dos pneus pode reduzir em até 4% o consumo de gasolina, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Estradas
Sete mil acidentes e 160 mortes ocorrem todos os anos em rodovias federais por conta de defeitos mecânicos nos veículos. As colisões e óbitos poderiam ser evitados se os veículos tivessem passado por inspeções periódicas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros só poderiam ser liberados para circular no licenciamento anual se fossem aprovados em vistorias. Os itens inspecionados seriam os sistemas de iluminação, sinalização, freios, direção, eixo e suspensão, estrutura do veículo, pneus e rodas. Entre os estados, somente o Rio de Janeiro obriga que o veículo seja vistoriado, desde 1997.

Ouvido pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), o coordenador de educação do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, João Marcelo Gueiros, a medida exigiu adequações, mas que surtiram resultados. “A inspeção é rigorosa. Se o veículo não estiver em condições, ele será retirado de circulação, o Detran não dá o licenciamento. A gente tem verificado nos acidentes que a conservação dos veículos pelos proprietários era inapropriada”, afirma.

Nas vistorias, 40 itens de segurança são verificados. João Marcelo reconhece que a medida nem sempre é bem vista pela população. Já o diretor técnico do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, lembra que é papel de todos iniciativas para que o Brasil tenha um trânsito mais seguro. “É necessário que a sociedade entenda que ela faz parte do problema, mas que também tem que fazer parte da solução. Ela deve ter a parcela de contribuição para que as coisas deem certo”, reforça.

Como a medida só é obrigatória no Rio de Janeiro, somente 7% de toda a frota nacional passa obrigatoriamente pela inspeção anual de segurança.

Fonte: Radar Nacional

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