Pneus sem etiqueta do Inmetro serão vendidos até 2018 pneus-sem-etiqueta-do-inmetro-serao-vendidos-ate-20182 Full view

Pneus sem etiqueta do Inmetro serão vendidos até 2018

Pneus sem etiqueta do Inmetro serão vendidos até 2018

Fabricantes de pneus têm até outubro deste ano para adequarem-se ao Programa de Etiquetagem e Pneus, instituído pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para informar ao consumidor com mais transparência o grau de eficiência dos produtos. Mas a venda sem a etiqueta está permitida até abril de 2018.

Até abril de 2017 foi o prazo estipulado para que os fabricantes e importadores desovem para o mercado todos os seus estoques. “Essa é uma medida compulsória para todos os fabricantes e importadores de pneus, uma evolução da obrigatoriedade do selo de qualidade Inmetro. Quem não realizá-la no prazo estabelecido ficará impedido de comercializar os produtos no varejo”, explica Joe Tolezano, engenheiro e coordenador técnico do IQA – Instituto de Qualidade Automotiva.

A medida foi estabelecida pela Portaria nº 544, de 2012, que dispõe sobre os Requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos. “Aqueles que ainda não estão trabalhando na transição devem começar o quanto antes. O processo para a obtenção da etiqueta é relativamente longo porque demanda empenho com os ensaios”, alerta.

O IQA ainda recomenda a leitura atenta da Portaria Inmetro nº 365, de 22 de julho de 2015, que adapta e esclarece os critérios do Programa de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos. Para mais informações, basta contatar o Instituto por meio do telefone (11) 5091-4545.

Etiquetas
As etiquetas ajudarão o consumidor a escolher o pneu adequado à sua necessidade e a comparar os produtos. A classificação de A a G será para pneus com resistência ao rolamento e aderência ao piso molhado. O ruído será representando em decibéis. “Assim, o pneu com resistência ao rolamento mais baixa possível será o de letra A, a melhor classificação quanto à aderência do pneu em pavimento molhado também é a letra A, e o ruído será apresentado por um número em decibéis e quanto menor for o número, mais silencioso é o pneu”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi).

Burin esclarece que pneus com maior resistência (letra G) consumirão mais combustíveis. “A resistência ao rolamento está relacionada à eficiência energética e ao consumo de combustível de veículos. Quanto maior for a resistência à rolagem, maior será o consumo do combustível em função das deformações do pneu durante a rolagem. Quanto menor for a resistência à rolagem (classificação A), menor será o consumo de combustível em função das deformações do pneu durante a rolagem”, finaliza.

Fonte: Radar Nacional

O artigo: Pneus sem etiqueta do Inmetro serão vendidos até 2018, também pode ser encontrado no portal: IN Trânsito.

Written by

Leave a comment