Território paulista tem 18 das vinte melhores estradas do país

Território paulista tem 18 das vinte melhores estradas do país

 

Aproveite o verão e as férias para passear e desfrutar da qualidade das rodovias estaduais, classificadas como ótimas no Ranking CNT/2017.

 

O Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, participou da Entrega da Duplicação e Melhorias da SP-334 do km 413 ao km 421, com a implantação de dois dispositivos – km 414 e km 420 + 400. Local: Cristais Paulista/SP. Data: 21/04/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

 

Este ano, pela 14ª vez consecutiva, a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que as melhores rodovias do país estão no Estado de São Paulo. Entre elas, a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) foi considerada a melhor estrada brasileira pelo sexto ano consecutivo.

Em segundo lugar, aparecem as Rodovias D. Pedro I e a SP-340 que formam a ligação Campinas – Jacareí, seguidas da SP-225, que liga o município de Bauru à Itirapina. A 21ª edição da Pesquisa Rodoviária da CNT mostra o ranking em que 18 das 20 melhores rodovias do país são concessões estaduais paulistas fiscalizadas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Todas as 16 rodovias classificadas como “ótimas” pelo levantamento técnico da Confederação Nacional dos Transportes – CNT recebem investimentos viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. Outro dado apurado pelos técnicos da CNT, que avaliaram 105,8 mil quilômetros de rodovias, demonstra que a malha rodoviária que passa por São Paulo é a melhor do Brasil, com 77,8% de sua extensão classificada como ótima ou boa. Em todo o país, somente 38,2% das rodovias estão nas mesmas condições.

Clique aqui para ver o ranking completo com as 20 melhores rodovias do país.

Programa possui base sólida

O resultado obtido pelas rodovias paulistas na pesquisa é consequência das bases sólidas definidas pelo Programa Estadual de Concessões Rodoviárias do Estado, iniciado em 1998 e que estabelece as diretrizes para as concessões rodoviárias em São Paulo.

Os investimentos realizados asseguraram, por exemplo, a duplicação de 1.054 quilômetros da malha, implantação de 1.650 quilômetros de faixas adicionais e de 310 quilômetros de marginais. São obras que, além de trazerem conforto ao motorista, também aumentam a segurança.

Outros números importantes de obras foram a implantação de 1.220 quilômetros de acostamentos, de 190 passarelas, de 419 dispositivos de acesso e retorno, além da modernização e ampliação de outros 219 acessos e retornos já existentes. Também foram construídos pelo Programa de Concessões 216 quilômetros de novas pistas.

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Equipamentos e segurança

Ao longo dos 7,2 mil quilômetros de rodovias concedidas estão em funcionamento atualmente 8.099 telefones de emergência para contato direto com as concessionárias (além de cada uma delas ter um 0800 para atendimento ao motorista), 1.226 câmeras de monitoramento de tráfego (cujas imagens são captadas pelos Centros de Controle de Operações/CCOs de cada concessionária e pelo Centro de Controle de Informações/CCI da ARTESP), 352 painéis eletrônicos de mensagens (que alertam os motoristas em caso de qualquer problema nas pistas) e 39 estações meteorológicas, entre outros equipamentos.

Nos últimos cinco anos, as estradas do Programa Estadual de Concessões Rodoviárias tiveram queda de 12% no número de acidentes. Melhor ainda foram os índices de redução nos números de mortes (18% de queda) e de feridos em acidentes (recuo de 21%) no mesmo período. A realização do Programa de Redução de Acidentes (PRA), realizado em conjunto entre as concessionárias, a ARTESP e a Polícia Militar Rodoviária, reduziu em 50% o índice de mortes nas rodovias concedidas da 1ª Etapa do Programa.

Inovações

A 4ª Etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, que está em curso, traz inovações para manter as estradas paulistas entre as melhores do país. Uma delas é a adoção de medidas que tornem as tarifas de pedágio cada vez mais justas. Outra é garantir que a concessão seja viável economicamente para o setor privado, com a finalidade de tornar os contratos sólidos e, assim, assegurar a realização dos investimentos previstos nos editais.

Uma das novidades será um sistema tipo wifi exclusivo para o segmento concessionado, no qual o usuário terá acesso a todas as informações sobre a estrada. Além disso, trechos antes concedidos que estão sendo relicitados terão redução no valor da tarifa de pedágio de 19% em média. E, o usuário que utilizar o pedagiamento eletrônico terá desconto de 5%.

Antes de pegar a estrada para desfrutar as merecidas férias com a família, é importante conhecer os serviços disponíveis aos usuários nas rodovias estaduais sob concessão. As estradas paulistas oferecem socorro médico e guincho 24h por dia, entre outros serviços.

#OperaçãoVerãoSP

 

Fonte: Portal do Governo

Written by softcia

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